Até o momento, quando um boleto bancário vence, só pode ser pago no banco que o emitiu, mas isso está mudando e os boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco. Veja como e a partir de quando.
Já foi implementada a primeira fase para pagamento de boletos vencidos, com valores a partir de R$50 mil reais, considerada como fase de testes. A Federação Brasileira de Brancos (Febraban) estabeleceu um cronograma para que o sistema avance, até que boletos vencidos de todos os valores sejam aceitos em qualquer banco.
Veja o cronograma:
Com a implementação desse sistema, o devedor não necessitará mais deslocar-se com valores em espécie para realizarem o pagamento em outro banco, o que representa um risco à própria segurança, atualmente.
Através da nova plataforma, o pagamento será rastreado e identificado através do CPF ou CNPJ do pagador. O próprio sistema fará a verificação dos dados, no momento do pagamento e, se coincidirem com os da plataforma, a operação será concluída. Caso haja divergência entre os dados, o pagamento só poderá ser efetuado no banco emissor do boleto. Mantenha seus dados atualizados para evitar divergências.
Em virtude disso, os bancos deixarão de aceitar pagamentos sem a identificação do pagador, e os clientes não cadastrados, provavelmente, serão contatados pelos bancos para refazerem os boletos, o que abre a possibilidade de tentativas de fraudes por terceiros.
Fique atento e, em caso de dúvidas, não forneça seus dados. Entre em contato com o estabelecimento a quem deve pagar ou dirija-se à agência mais próxima do banco emissor do boleto vencido para os devidos procedimentos ou pagamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário