Já divulgamos aqui os cuidados que devem ser tomados na Black Friday e em compras na internet, de um modo geral. Chegou o momento de mostrarmos as empresas que mais apresentaram relacionados às ofertas, na Black Friday, em 2015. Segundo os dados divulgados pela mídia, foram elas:
É muito importante que as pessoas registrem suas reclamações, para que haja controle, estatística, divulgação e alerta aos demais consumidores. Assim, as compras podem ser mais seguras para todos, e esperamos que as empresas corrijam seus problemas e passem a atuar de forma correta, para não perder clientes.
O PROCON de São Paulo divulgou uma lista com vários sites que devem ser evitados, pois as empresas não responderam às notificações ou não foram encontrados, após reclamações de consumidores. Confira antes de realizar alguma compra.
O PROCON do Rio de Janeiro disponibiliza diversos canais para atendimento dos consumidores, em caso de problemas, não só durante a Black Friday, e aqui vão eles:
- pelo telefone: 1746, opção 7
- pelos sites: www.1746.rio.gov.br ou www.rio.rj.gov.br/web/proconcarioca
- pelas redes sociais: facebook.com/proconcarioca e twitter.com/proconcarioca
Veja aqui como entrar em contato com o PROCON do seu estado.
Por fim, umas dicas importantes para sua segurança:
1) Não compre pela internet em computadores públicos ou lan houses, apenas no seu computador com anti-vírus e anti-spyware ativos.
2) Não compre em lojas que só aceitam pagamento em dinheiro, através de boleto bancário. Geralmente, essas lojas não divulgam seus dados ou usam dados falsos, e os consumidores lesados não conseguem reaver suas perdas.
3) Consulte o CNPJ da empresa no site da Receita Federal e veja se é verdadeiro. Caso o número exista e esteja correto, você terá acesso ao endereço e à razão social da empresa. Guarde essas informações.
4) Leia todas as informações, inclusive as notas de rodapé, para não caírem em "pegadinhas" quanto à troca, garantia, e entrega do produto/serviço.
5) Guarde todos os comprovantes (protocolos, telas, e-mails, extratos, comprovantes do cartão, boletos, etc.). São eles que comprovam a compra, a oferta e o pagamento e serão essenciais para exigir os seus direitos.
Fiquem atentos e boas compras!
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